10 de fev de 2014

Conheça o Artista plástico Chileno Jorge Selarón

Jorge Selarón

O artista plástico chileno Jorge Selarón, de 65 anos, em foto de 2003 (Foto: Marcos Ramos / Agência O Globo)
Jorge Selarón, pintor e ceramista, nascido no Chile em 1947. Sempre aventureiro, viajou por mais de 50 países até decidir que viveria no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, onde foi encontrado morto no dia 10 de Janeiro de 2013, aos pés de uma das suas obras mais famosa, na escadaria do Convento de Santa Teresa.


Artista de escadaria na Lapa, Selarón é encontrado morto (Foto: Renata Soares/G1)

A escadaria do Convento de Santa Teresa, teve 215 degraus e 125 metros decorados com mais de dois mil azulejos diferentes, provenientes dos quatro cantos do mundo, ganhando tom brasileiro com as cores da bandeira. 

Foto: Antônio Scorza
Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela Prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A escadaria, que também é conhecida como Escadaria Selarón, está localizada no final da Rua Teotônio Regadas, no bairro da Lapa. A escadaria começou a ser feita em 1990 e nunca foi terminada. Segundo o Artista Essa era sua "obra mutante". 

Foto: Antônio Scorza
Além das técnicas com Mosaicos de cerâmica e azulejaria, o artista plástico também pintava diversos quadros em seu ateliê no Rio de Janeiro. Uma figura recorrente em seus quadros, a imagem de uma mulher negra, grávida e com seios expostos, está presente na maioria das pinturas e também na escadaria. A origem da imagem, entretanto, nunca foi revelada. Selarón dizia apenas tratar-se de um problema pessoal.

Foto: Antônio Scorza
Foto: Antônio Scorza

Foto: Antônio Scorza
FONTE:
http://veja.abril.com.br/multimidia/galeria-fotos/escadaria-do-convento-de-santa-teresa-2013

http://sociedadedospoetasamigos.blogspot.com.br/2013/01/jorge-selaron-pintor-e-ceramista-chileno.html

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/artista-plastico-jorge-selaron-e-achado-morto-em-escadaria-no-rio.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Selar%C3%B3n


VIVA A ARTE!
BY LUGOUV

Nenhum comentário:

Postar um comentário