20 de fev de 2014

A ARTE DE GIORGIO DE CHIRICO

GIORGIO DE CHIRICO

Self Portrait - Giorgio de Chirico - Gallery: Staatsgalerie Moderner Kunst, Munich, Germany


Giorgio de Chirico (1888-1978) foi um pintor grego, representante da pintura metafísica.

Giorgio de Chirico - Ritorno del Figlio Prodigo, 1965

Giorgio de Chirico nasceu em Vólos, na região grega da Tessália. Estudou artes em Munique e Paris, onde estabeleceu amizade com importantes artistas como Apollinaire e Picasso. Na Itália, criou o grupo”Pittura Metafísica. Em 1919, liderou outro grupo de artistas, o Valori Plastici. Morou em Paris entre 1924 e 1939.


    Giorgio de Chirico - Ettore e Andromaca, 1917
A pintura de Giorgio de Chirico possui características diversas, já que possui elementos de surrealismo (o qual foi identificado em sua obra durante bom tempo) e dadaísmo. Em sua pintura, é constante os elementos que usavam grandes espaços, como praças e ambientes oníricos e características misteriosas.

Giorgio de Chirico - Canto d'amore, 1914

Chirico era considerado pintor metafísico, influência que obteve através do pintor italiano Carlo Carrà, que fazia parte dessa corrente. Sua obra foi bastante inspirada pelas leituras dos filósofos Nietzsche e Schopenhauer, o que deu certo teor pessimista e melancólico à suas pinturas. No Brasil, vários pintores levaram a sua influência: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Ismael Nery.

 Giorgio de Chirico - - Édipo e la Sfinge, 1968

Suas obras proeminentes são “O Enigma da Hora” (1912) “Melancolia de uma Bela Tarde” (1913) O Sonho Transformado, (1913) “Heitor e Andrómaca” (1917), as “Musas Inquietantes” (1916).


Fonte: 
http://www.e-biografias.net
http://www.wikipaintings.org/en/giorgio-de-chirico/self-portrait-1920


VIVA A ARTE!
By Lugouv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário