17 de fev de 2014

A ARTE DE QUIM ALCANTARA

Quim Alcantara


Quim Alcantara

Quim Alcântara, Brasileiro, nascido em São Paulo/SP em 1981, Artista Plástico Contemporâneo. Seu estilo abstrato geométrico característico vêm se desenvolvendo ao longo dos anos. Com uma sólida experiência em pintura trabalhando no Atelier de Arte Gogó e Pimpa durante cinco anos, e freelances ao lado da artista plástica Lelli de Orleans e Bragança. Quim participou de projetos para grandes clientes como obras e painéis para os Restaurantes América, CasaGrande Hotel Guaruja (Restaurantes Colonial Café, Thai e Atlântico Signature), boutique Daslu entre outros, além de pinturas Trompe-L’Oeil.


Quim Alcantara - Call Parade "A Luz e o Tempo"


Sua formação múltipla em artes plásticas (Panamericana, 1998) e design (FAAP, 2002) conferem um leque de possibilidades e ampliam os horizontes de sua arte. As pinturas atuais ressaltam influências modernas, cubistas, pós-impressionistas e também da arte contemporânea brasileira.


Quim Alcantara "Dois às Três"


O principal tema abordado nas obras de arte de Quim Alcantara são as questões climáticas atuais. Seu corpo de trabalho traz uma investigação sobre a relação dos desastres ambientais recentes e sua relação com os atos humanos, além de críticas sociais e sobre responsabilidade política.


Quim Alcantara "Sonhos de cabeceira"

Produção e técnica artística


A questão ambiental também envolve a produção das obras e a técnica artística. Todo chassis é de madeira certificada ou é proveniente de um programa de reaproveitamento de obras. Os materiais utilizados na pintura, especialmente as tintas, são a base d’água e sem elementos tóxicos.

Quim Alcantara "Sol de Outono"

Os tecidos são escolhidos através de aparas industriais de confecções. Para que a trama e urdume fiquem perfeitamente alinhados, o artista estica pessoalmente cada tela. Após esta etapa, é aplicada uma camada protetora de uma resina especial que reduz a movimentação do tecido e previne a proliferação de fungos. Após a pintura, uma nova camada de resina é feita para que tanto a pintura quanto o tecido fiquem protegidos de intempéries e acidentes leves.


Quim Alcantara "Horário de Verão"

Participação em exposições

Quim participa com frequência de exposições coletivas e salões de arte no Brasil e exterior, além de realizar mostras de arte individuais.
Em 2010 foi selecionado para o Infringement Festival em Buffalo NY, sendo o único brasileiro a expor no evento que reúne artistas que trabalham somente causas sociais, ambientais e políticas.
Participou também de diversas mostras Casa Cor, com destaque para a edição 2010, com 2 telas no espaço ‘galeria de arte’.

Quim Alcantara "Gargalo da Memória"
Quim Alcantara "Transformação Serena"



Fonte:

 Quim Alcântara - Todos os direitos autorais reservados ao autor.



VIVA A ARTE!
BY LUGOUV.

Um comentário:

  1. Oi Sidnei,
    obrigado pelo post. Gostei bastante de ver minhas obras por aqui.
    Qq coisa que precisar, conte comigo!
    abs, Quim Alcantara - artista plástico
    http://quim.com.br/

    ResponderExcluir