15 de jan de 2012

Edição #3 - Monumentos de São Paulo / A ARTE DE VICTOR BRECHERET

VICTOR BRECHERET


Foto: Sidnei Lugouv  (Duque de Caxias) Praça Princesa Isabel - São Paulo/SP - Brasil

Monumento de Duque de Caxias

Este monumento em homenagem ao patrono do exercito brasileiro, originou a maior escultura eqüestre do mundo, tendo o cavalo mais de 11 metros de comprimento, equivalente ao tamanho de um ônibus, e a altura do monumento corresponde a um prédio de 10 andares. Durante o projeto contou com a colaboração da população operária que dou um (1) dia de salário para construção do monumento, que foi produzido nas oficinas do Liceu de Artes e Ofícios, onde em julho de 1950, foi servido um almoço para 50 (cinqüenta) convidados dentro da barriga do cavalo, estava presente o Governador Ademar de Barros e autoridades da época. A obra do artista Victor Brecheret seria instalada no Largo do Paissandu (dec.40), mas o artista contemplava a Praça das Bandeiras no Vale do Anhangabaú (dec.50). Por fim, a obra foi erguida pela Prefeitura na Praça Princesa Isabel em 25 de agosto de 1960, no dia do soldado.

Localização: Praça Princesa Isabel - Campos Elísios - São Paulo/SP

Artista: Victor Brecheret

Foto: Sidnei Lugouv  (Duque de Caxias) Praça Princesa Isabel - São Paulo/SP - Brasil

Foto: Sidnei Lugouv  (Duque de Caxias II) Praça Princesa Isabel - São Paulo/SP - Brasil

Foto: Sidnei Lugouv  (Duque de Caxias III) Praça Princesa Isabel - São Paulo/SP - Brasil

Foto: Sidnei Lugouv  (Duque de Caxias IV) Praça Princesa Isabel - São Paulo/SP - Brasil

Foto: Sidnei Lugouv  (Duque de Caxias V) Praça Princesa Isabel - São Paulo/SP - Brasil

Foto: Sidnei Lugouv  (Duque de Caxias VI) Praça Princesa Isabel - São Paulo/SP - Brasil

Fotos: Sidnei Lugouv.

Que foi Duque de Caxias?



Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Nascido em Porto da Estrela em 25/08/1803, foi um dos mais importantes militares  e estadistas da história do Brasil.

Filho do brigadeiro e  regente do Império Francisco de Lima e Silva, e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima - como assinou seu nome por muitos anos - foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas que aos cinco anos de idade assentou praça no Exército (1808). O que os biógrafos não explicitam é que essa trajetória "apoteótica" é devida às especificidades da carreira militar nessa época. Ter sido cadete aos cinco anos não era um sinal de seu caráter especial: a honraria era concedida aos filhos de nobres ou militares e muitos alcançaram o mesmo privilégio, até mesmo com menor idade.

Caxias foi um militar do século XIX. Pertencia a uma tradicional família de militares. De um lado, a família paterna, constituída de oficiais do exército. Do lado materno, a família era de oficiais de milícia. Foi com o pai e com os tios que Luís Alves de Lima e Silva aprendeu a ser militar.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Viva a Arte!

By Lugouv

Nenhum comentário:

Postar um comentário