5 de fev de 2012

A ARTE DE ANDRÉS GUEVARA

Andrés Guevara

Andrés Guevara em frente ao Museu Picasso, em Paris, em 1955 (Foto: Arquivo/Última Hora-PY)


Andrés Guevara nasceu em Villeta no Paraguai em 1904. Ele foi chargista, pintor e artista gráfico. Também exerceu sua profissão no Paraguai, Brasil e Argentina, vivendo nesses países. No seu país de origem, começou a ilustrar caricaturas nos periódicos locais El Diario e El Liberal. Esses jornais deram oportunidades para essa geração de artistas, que ganharam o nome de La Generación intelectual de 1923, onde Guevarita teve participação.



No mesmo ano, ganhou uma viagem de navio com destino para a Europa. Já no Brasil, ele teve participação no A Maçã nos anos de 1923 a 1925. Participou também no jornal A Manhã, onde fazia charges. Juntamente com o jornalista Mário Rodrigues e seu amigo Aparício Torelly, ilustrava em sua coluna humorística com seus desenhos.



Em 1929, Mário Rodrigues criou outro jornal chamado Crítica, onde Guevara também teve participação. No mesmo ano, publicou sua arte em Papagaio, O Malho, Para Todos, Ilustração Brasileira e O Cruzeiro, mudando-se posteriormente para Argentina.



Quando morou em Bueno Aires, ele foi designer gráfico e também ilustrou no jornal Crítica e revistas como Sintonia e Mundo Argentino, tornando-se conhecido como artista gráfico, onde iniciou suas técnicas modernas de Diagramação e planejamento gráfico. Também criou o logotipo do jornal Clarin, que tinha formato tabloide, virando padrão na Argentina, desenhando nele a história em quadrinhos Blanca Nieve y Pio-Pio. No Brasil, ele dirigiu toda a parte de ilustração da Folha Carioca e na Revista da Semana.




Em homenagem ao Paraguai, desenvolve uma série de pinturas denominadas Mujeres de mi tierra. Também trabalhou como ilustrador de livros. Andrés Guevara morreu em 3 de agosto de 1964, antes mesmo de realizar o desejo de expôr suas pinturas no Paraguai.





Viva a Arte!

By Lugouv.

2 comentários:

  1. Andrés Guevara es un artista insuficientemente conocido y valorado. Me gustaría contactar con personas conocedoras de su obra y que puedan dar más datos sobre su labor artística, tanto en Brasil como en Argentina.

    Miguel Ángel Fernández
    (Crítico de arte)

    ResponderExcluir
  2. Yo estoy realizando un MATERIAL EDITORIAL BIOGRÁFICO
    SOBRE LA OBRA Y TRAYECTORIA DE ANDRÉS GUEVARA.
    Me gustaria contactar con Usted, ya que existe muy poca información, datos, sobre el.
    Alexandra Miller, Estudiante
    correo: alexandramiller@uca.edu.py
    Gracias

    ResponderExcluir