27 de mar de 2013

A ARTE NEGRA DE - ILÚ OBÁ DE MIN

IODe Min

Foto: Sidnei Lugouv 


Ilú Obá De MinEducação, Cultura e Arte Negra é uma entidade feminina, sem fins lucrativos, surgiu ao longo de vinte anos de pesquisa-ação desenvolvidas com variados grupos sociais tendo como base, as culturas de matriz africana e afro-brasileira. 


Foto: Sidnei Lugouv 

O objetivo da entidade é preservar e divulgar a cultura negra no Brasil, mantendo diálogo cultural constante com o continente africano através dos instrumentos, dos cânticos, dos toques e da corporeidade, além de abrir novos espaços, de maneira lúdica e responsável, visando o fortalecimento individual e coletivo das mulheres na sociedade.

Foto: Sidnei Lugouv 
                                                                                  

Conheça alguns projetos do Ilú Obá De Min:

1- Bloco Afro Ilú Obá De Min:cujo objetivo é divulgar as tradições percussivas, musicais e coreográficas africanas e afro-brasileiras a partir de oficinas de rua para mulheres. 

2- Banda Ilú Obá De Min:cujo objetivo é a pesquisa musical de matriz africana e afro-brasileira e sua divulgação. Composta por 30 mulheres ritmistas tocando djembês, alfaias, ilús, agogôs e xequerês.  

3- Corpo de baile Ilú Oba De Min, cujo objetivo é trabalhar com a dança de matriz africana e afro-brasileira.
4- Ilú na Mesa - ciclo de palestras e debates :cujo objetivo é promover o debate entre as/os integrantes da entidade e sociedade em geral sobre temas voltados para educação, cultura e arte negra.  

5- Triunfo das Heranças Africanas: cujo objetivo é divulgar e dialogar com os inúmeros grupos culturais brasileiros que desenvolvem pesquisa-ação voltada para as culturas de matriz africana e afro-brasileira.

Foto: Sidnei Lugouv 
                                                                                

Sua História

Os trabalhos da Banda tiveram início em novembro de 2004 no Acervo do Viver e da Memória Afro-Brasileiro, no Centro Cultural Jabaquara, a partir da Oficina de Tambores Toques Masculinos e Femininos dos Orixás coordenada pelas regentes da Banda Ilú Obá de Min. Desde então o grupo vem realizando shows em diversas instituições públicas e privadas pela cidade de São Paulo e pelo Brasil. Em outubro de 2005, a Banda foi convidada para representar o Brasil no concerto “Brasil y Colômbia a Una Sola Voz” realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia, nos shows em comemoração ao Mês da Raça naquele país.

Foto: Sidnei Lugouv 
                                                                                            

Nestes dois anos de existência a banda vem se firmando como nome importante dentro da cultura afro-brasileira, participando de eventos especiais como a noite de premiação da Mostra Internacional de Cinema Negro, Colombia Y Brasil a Una Solo Voz, Comemorações dos Aniversários da cidade de São Paulo, Parada Gay, Congresso Internacional de Psicoterapia Corporal, Recepção da Delegação de Mali em Diadema, Exposição de Pierre Verger no Masp, encontro Quilombos do Brasil, entre outros.


Foto: Sidnei Lugouv 
                                                                                             

Fonte : http://www.iluobademin.com.br
Fotos: Sidnei Lugouv


Viva a Arte!
By Lugouv.



Nenhum comentário:

Postar um comentário