9 de jan de 2011

PÁTIO DO COLÉGIO - SÃO PAULO/BRASIL

Pátio do Colégio

Foto: Sidnei Lugouv - 2011

A primeira construção tinha aproximadamente 90 metros quadrados, segundo informações históricas. Foi chamado de escola de meninos, em 25 de janeiro de 1554, dia do "nascimento" de São Paulo.

O Pátio do Colégio se tornou num símbolo da cidade, e ainda um símbolo da memória paulistana, afinal resistiu a verticalização, o que em São Paulo já é uma grande proeza.

O Importante é que o Colégio de São Paulo de Piratininga guarda tesouros inesperados, em meio a cidade que "não pode parar", por ter sido considerada a primeira construção da cidade.  O prédio de 1554 já foi destruído a muito tempo, e o novo foi ampliado, gerando assim o edifício atual. Restou apenas uma parede.

Muita gente se sente numa outra cidade quando passa em frente ao Pátio do Colégio, por que parece um pedacinho da cidade parado no tempo. Um grande contraste com o que há "logo ali".

Para se ter uma idéia, Padre José de Anchieta, Jesuíta, foi quem teria decidido que ali seria um bom lugar para a construção que abrigaria os jesuítas e aonde ocorreria a catequização de índios.

Em 25 de janeiro de 1554,  o padre Manuel de Paiva celebrou a primeira missa, era o nascimento de São Paulo de Piratininga. Dois anos depois, em 1º de novembro de 1556, foram inaugurados a casa, construída pelo Cacique Tibiriçá, e o colégio.


Pátio do Colégio
Horário - Museu: de terça a domingo, das 9h às 17h
Horário - Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h
Praça Pátio do Colégio, 2, tel. tels. 3105-6898/3105-6899
Preço Museu: R$5 (R$2,50 para estudantes e idosos). As outras atrações do Pátio têm entrada franca
Site: www.pateodocollegio.com.br

Foto: Sidnei Lugouv - 2011

Via a Arte!

By Lugouv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário