25 de nov de 2011

RELIGIÃO, PRECONCEITO E ARTE

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Foto: Sidnei Lugouv - Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos - SP/Brasil

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, foi construida em 1906 no Largo Paissandu/SP  por trabalhadores negros. Devido haver restrições para que os negros frequentassem a mesma igreja dos brancos, eles decidiram contruir uma igreja onde podessem seguir sua religião sem constragimento.

Hoje a igreja abriga diversas imagens de santos e frequentadores e têm suas portas abertas para pessoas de todas cores, origens e credos, quebrando assim os paradigmas do século 19, onde o preconceito nítido para todos.

Foto: Sidnei Lugouv - Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos - SP/Brasil

 
Serviço:
Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Largo Paissandu, s/nº, São Paulo – SP/ Brasil


Foto: Sidnei Lugouv - Monumento Mãe Preta - Lgo do Paissandú/SP - Brasil



Mãe Preta – O símbolo exalta a figura da babá negra, que criou os filhos dos senhores de engenho, nos tempos coloniais. O monumento de Júlio Guerra, inaugurado no aniversário de São Paulo em 1955, é uma homenagem à raça negra radicada no Brasil.

Artista da Obra: Júlio Guerra.

Foto: Internet (google imagens)




Infelizmente ainda temos que conviver com o preconceito, dizer que não existe preconceito entre negros e brancos é ilusão, pois, independente da raça, classe social, opção sexual e religião. Definir alguém por uma "raça " já é preconceito. Portanto devemos aceitar e respeitar todos como são e vieram para o mundo somente assim vamos conseguir conviver em perfeita harmonia e com essas mudanças fazer do nosso mundo um mundo melhor.

 



Viva a Arte!
By Lugouv.






Nenhum comentário:

Postar um comentário