13 de nov de 2013

MUSEU DO IPIRANGA

MUSEU DO IPIRANGA

Logo Oficial

Foto: Sidnei Lugouv

                 MUSEU PAULISTA                 
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO


Foto: Sidnei Lugouv

O Museu Paulista (Conhecido como o Museu do Ipiranga) Um dos ponto turísticos mais charmoso de São Paulo, é uma instituição científica, cultural e educacional com atuação no campo da História e cujas atividades têm, como referência permanente, um acervo. O conjunto articulado dessas atividades é a curadoria. Envolve a formação e ampliação de coleções (por intermédio de doações, aquisições ou coleta de campo), sua conservação física, seu estudo e documentação bem como a comunicação, seja do acervo, seja do conhecimento que ele permite gerar, através de exposições, cursos, programas educativos e publicações.

Foto: Sidnei Lugouv

Como órgão da Universidade de São Paulo, a ela integrado desde 1963, exerce pesquisa, ensino e extensão. O Plano Diretor de 1990 definiu como área de especialidade institucional a História da Cultura Material. Neste campo, instituiu três linhas de pesquisa: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho; História do Imaginário, em função das quais têm sido ampliados e reorientados os acervos e as exposições do Museu.

Foto: Sidnei Lugouv

Foto: Sidnei Lugouv
Histórico

O Museu Paulista foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista. Seu primeiro núcleo de acervo foi a coleção do Coronel Joaquim Sertório, que constituía um museu particular em São Paulo.
No período do Centenário da Independência, em 1922, foi reforçado o caráter histórico da instituição. Formaram-se novos acervos, com destaque para a História de São Paulo. Realizou-se a decoração interna do edifício, com pinturas e esculturas apresentando a História do Brasil no Saguão, Escadaria e Salão Nobre. Foi instalado o Museu Republicano "Convenção de Itú", extensão do Museu Paulista no interior do Estado.
Ao longo do tempo, houve uma série de transferências de acervos para diferentes instituições. A última delas foi em 1989, para o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A partir daí, o Museu Paulista vem ampliando substancialmente seus acervos referentes ao período de 1850 a 1950 em São Paulo.



Atualmente, o Museu Paulista possui um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista e conta com uma equipe especializada de curadoria. Desenvolve também um Projeto de Ampliação de seus espaços físicos.


No Parque da Independência também ficam os lindos jardins, uma réplica em tamanho reduzido dos jardins do Palácio de Versailles (França), obra do paisagista Arsênio Puttemans. Encontra-se também a Casa do Grito, o Monumento da Independência e a capela Imperial Leopoldina.


Oleo sobre tela ‘Independência ou morte’, mais conhecido como ‘O grito do Ipiranga’, do pintor Pedro Américo, foi feito em 1888 e está exposto no Museu Paulista desde 1894 (Foto: J. Rosael/Divulgação Museu Paulista)

Localização:
Parque da Independência, s/n.º - Ipiranga
CEP 04263-000 - Tels.: (11) 2065-8000
E-mail: mp@usp.br

Fonte:
www.mp.usp.br

Viva a Arte!
By Lugouv.







    Nenhum comentário:

    Postar um comentário