14 de out de 2013

A Arte de WILLIAM KENTRIDGE

WILLIAM KENTRIDGE

William Kentridge


William Kentridge nasceu em 1955, em Johannesburgo. Estudou ciências políticas e estudos africanos na Universidade de Johannesburgo antes de entrar na Johannesburg Art Foundation e se voltar para as artes visuais. Durante esse período, dedicou-se intensamente ao teatro, concebendo e atuando em diversas montagens. Seu interesse pelo teatro e pela ópera perpassa toda sua trajetória e indica o caráter dramático e narrativo de sua produção artística, assim como o seu interesse em sintetizar o desenho, a escultura e o filme em uma única linguagem. Após ter influenciado artistas na África do Sul por mais de dez anos, Kentridge ganhou reconhecimento internacional em meados dos anos 1990. Desde então, seu trabalho tem sido incluído em exposições e performances em museus, galerias e teatros em todo o mundo, como a mostra Documenta, em Kassel, na Alemanha (1997, 2003, 2012), a Bienal de Veneza (1993, 1999, 2005), exposições individuais no MoMA, de Nova York (1998, 2010), no Museu Albertina, em Viena (2010), no Jeu de Paume, em Paris (2011), no Louvre, em Paris (2010), no Metropolitan Museum of Art, em Nova York (2005), e performances no Metropolitan Opera, em Nova York (2010), e no La Scala, em Milão (2011). Em 2011, Kentridge recebeu o prestigioso Kyoto Prize, em reconhecimento a suas contribuições no campo das artes visuais e da filosofia. No mesmo ano, foi escolhido como Membro Honorário da American Academy of Arts and Letters e recebeu o título de Doutor Honoris Causa da University of London. Em 2012, apresentou as Charles Eliot Norton Lectures, na Universidade de Harvard, em Cambridge; tornou-se membro da American Philosophical Society, da American Academy of Arts and Sciences; foi nomeado para o Dan David Prize, da Tel Aviv University; e recebeu o título de Commandeur dans l’Ordre des Arts et des Lettres do Ministério da Cultura e Comunicação da França. 



Visões de um Gato Três pranchas de Arquivo Universal, de 2012. Na obra, Kentridge imprimiu gravuras com imagens de animais sobre o conteúdo de dicionários e enciclopédias



Obra Política: Carregamento, de 2000, colagem de figuras de papel canson preto sobre páginas de uma edição da enciclopédia francesa Larousse Illustré de 1906. O trabalho remete à escravidão
Desenho Literário Quatro imagensdo vídeoDe Como Não Fui Ministro d’Estado, de 2012. Kentridge fez autorretratos sobre folhas do livro Memórias Póstumasde Brás Cubas, de Machado de Assis, e depois os transformouem animação


WILLIAM KENTRIDGE: FORTUNA

DE 31.AGO A 10.NOV 2013


A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição William Kentridge: Fortuna, com 38 desenhos, 35 filmes e animações, 184 gravuras, 31 esculturas e duas vídeo instalações, produzidas pelo renomado artista sul-africano entre 1989 e 2012, incluindo séries inéditas de trabalhos. Essa é a primeira grande exposição monográfica sobre Kentridge na América do Sul. A mostra, especialmente concebida para o Brasil, chega ao país graças à parceria entre o Instituto Moreira Salles, a Fundação Iberê Camargo – que já receberam a mostra. No Octógono da Pinacoteca será apresentada especialmente a grande instalação A Recusa do Tempo, inédita no Brasil. No dia 29, às 19h, o artista realizará uma palestra dentro do projeto Sempre às quintas na Pinacoteca. Com curadoria de Lilian Tone.

Fonte: Pinacoteca de São Paulo: disponível em: http://www.pinacoteca.org.br
          Revista Bravo:                  disponível em: http://bravonline.abril.com.br



Viva A Arte!!!

By Lugouv.



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