19 de mar de 2014

A ARTE DE ANTÔNIO POTEIRO

ANTÔNIO POTEIRO


Antônio Poteiro – Foto: Acervo do Instituto Antônio Poteiro: Disponível em: http://institutoantoniopoteiro.blogspot.com.br
Antônio Poteiro (Antônio Batista de Souza) Nasceu em 10/10/1925 na cidade de Santa Cristina Da Pousa - Província do Minho, Portugal – Faleceu em 2010 na Cidade de Goiânia/GO – Brasil.  Extraordinário Artista Plástico, Ceramista, escultor e pintor. Autodidata, Realizou desde 1976, exposições individuais e coletivas, pelo Brasil e no exterior. 

Antônio Poteiro "Soltando pipas na favela" Disponível em: http://institutoantoniopoteiro.blogspot.com.br

Poteiro, Chegou ainda criança ao Brasil, tendo vivido em São Paulo, Minas Gerais e entre os índios Carajás, na Ilha do Bananal. Fixou-se mais tarde em Goiânia. Do artesanato da cerâmica (uma imposição do pai) surgiu a alcunha de Poteiro. Dos potes para as esculturas em cerâmica foi um passo. Depois, por influência de Siron Franco e do contista e crítico de arte Miguel Jorge, iniciou-se na pintura. Participou duas vezes da Bienal de São Paulo (1981 e 1991) e realizou individuais no Brasil (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, João Pessoa etc) e no exterior (Washington, Quito, Cuenca e Guayaquil). Para Walmir Ayala, "trata-se de um puro criador de imagens primitivas, com o senso de humor e a sabedoria intuitiva da composição e da cor". 

Antônio Poteiro - Flores

Antônio Poteiro - Escultura


Antônio Poteiro -  Cavalhadas

Antônio Poteiro - Escultura: A Promessa

Antônio Poteiro  - Ciranda (2006)

Fonte:


VIVA A ARTE!
BY LUGOUV


Nenhum comentário:

Postar um comentário